Para os caminhoneiros que tiram o seu sustento e o de sua família com o transporte de mercadorias, rodando por horas, talvez dias pelas entradas brasileiras, é muito importante que as principais peças do caminhão estejam em dia. Com o caminhão sempre revisado e funcionando bem, evita-se diversos riscos e possíveis prejuízos.

Paradas desnecessárias no meio do caminho podem atrasar o prazo de entrega e até mesmo estragar a mercadoria, causando um grande prejuízo financeiro, fazendo o motorista e até a transportadora perder a credibilidade de seu trabalho frente aos clientes.

Sendo assim a melhor alternativa sempre será fazer as revisões constantes em seu bem, pois com elas feitas você poderá viajar com a segurança de que está tudo certo e chegará a seu destino sem problemas mecânicos.

Pensando nesta segurança e preservação do seu bem, veja as peças para caminhão que precisam de revisão constante.

 

Freios

O ideal para o sistema de freios é não passar de seis meses sem revisões. Este é um componente muito importante, devido a toda a segurança e desgastes. Com a revisão dos freios é preciso revisar os discos, as pastilhas, as lonas, tambores, nível de fluido hidráulico, a regulagem das catracas, o freio a motor, e a drenagem dos balões de ar.

Sistema Elétrico

Na revisão do sistema elétrico são revisadas as velas, os cabos, bobina de ignição, alternador, e são realizados testes de corrente e tensão de todo o sistema.

Correia dentada

Uma peça fundamental para o funcionamento correto do caminhão. Ela é responsável pelo comando das válvulas e virabrequim e o sincronismo dos pistões.

A duração da correia dentada normalmente é de até quarenta mil quilômetros, mas a revisão deverá ser feita a cada dez mil quilômetros, para evitar futuros problemas.

Motor

É revisado o radiador, os filtros de ar, o líquido de arrefecimento, filtro de óleo e as mangueiras, são feitas as substituições das vedações, lubrificantes e correias.

Suspensão

Para não ressecar, devem ser feitas a cada seis meses as revisões da suspensão. São revisados, as molas, os amortecedores, pivôs, bandejas, buchas, barra estabilizadora, junções, coxins e a lubrificação.

Balanceamento e Alinhamento

Para evitar os desgastes dos pneus o balanceamento e alinhamento deverão estar corretos. Esta revisão deverá ser feita a cada dez mil quilômetros rodados.

Iluminação

Faróis, lanternas e todo o restante do sistema de iluminação dos caminhões deve ser checado a cada 20 mil quilômetros. Assim é possível evitar acidentes e também as multas, que podem acontecer caso você seja flagrado rodando com algum problema.

Um dos fatores que afetam muito o sistema de iluminação, principalmente a sua regulagem, são as estradas que os caminhões circulam. Sabemos que pelo Brasil a situação das estradas é precária, por isso, esta revisão deve ser feita constantemente.

Importância de manter em dia as revisões do seu caminhão

As manutenções preventivas dos sistemas e peças dos caminhões são maneiras de prever problemas e manter o caminhão em perfeito estado. Veja agora porque fazer a revisão em seu caminhão.

  • Diminuir os desgastes: A mecânica de um caminhão é uma das mais difíceis e complexas, conseguindo fazer um trabalho de forma correta é possível manter sempre nas condições de fábrica. Quando peças estão desgastadas elas acabam sobrecarregando outros componentes, prejudicando muito o desenvolvimento do caminhão e causando futuros problemas. A manutenção preventiva irá evitar estes problemas.
  • Risco mecânico: Sem as revisões não tem como saber quanto tempo você poderá percorrer sem problemas no caminhão. Fazendo a manutenção constante você estará sempre ciente de como a mecânica está e quais distâncias poderão percorrer sem problemas.
  • Acidentes: Automaticamente quando você faz as revisões constantes, os riscos de acidentes diminuem, pois seu caminhão irá funcionar perfeitamente.
  • Horas de trabalho: Certamente o conserto de um caminhão demora muito mais de que a manutenção preventiva.
  • Combustível: Quando tudo está funcionando perfeitamente, a mistura de combustível injetada no motor é a ideal, evitando desperdícios e economizando.
  • Multas e irregularidades: Muitos itens obrigatórios também devem ser revisados, assim evitará multas rodoviárias e a apreensão do veiculo.

Acabamos de ver que a manutenção preventiva dos sistemas e peças do caminhão é algo essencial para a segurança de seu trabalho e qualidade na entrega do serviço.

Algo muito vantajoso para o caminhoneiro, pois acabam diminuindo os custos em longo prazo e evitando que o caminhão fique parado para consertos inesperados.

 

fonte:http://blog.topdaboleia.com.br/confira-as-pecas-para-caminhao-que-precisam-de-revisao-constante/